Alguém me ajude!

  •     Estou procurando uma palavra que possa simbolizar meu Natal deste ano. Procurei em dicionários e tive muita dificuldade para selecionar uma palavra exata que pudesse se encaixar em minhas expectativas natalinas. Busquei em cartões de Natal e encontrei várias palavras e frases que me encantaram, porém pareciam vazias. Pareciam apenas coisas escritas e vazias de significado. Encontrei muitas palavras que ilustram bem o que “deveria” ser o Natal. A dificuldade está me deixando meio desacomodado e por vezes preocupado.

        Alguém me ajuda, por favor! Preciso urgentemente encontrar uma ou mais palavras que não estejam escritas apenas em papel e debaixo de figuras lindas, tão pouco em discursos impessoais e impressionantes. Também não quero escrever aqui usando palavras vazias e marteladas de tantos natais. Preciso de palavras que estejam escritas nas mentes, nos corações das pessoas e que transpareçam em suas atitudes. Gostaria de encontrar palavras que tenham a tradução em atos, que sejam realizações, que indiquem atitudes, que promovam mudanças e causem impactos para vencer os silêncios diante das necessidades e misérias existenciais que nos cercam. Preciso de palavras que possam me inspirar a sair à procura de alegrias e celebrações, pois vejo que muitas pessoas estão cheias de motivos para celebrar suas realizações.

        Preciso de ajuda. Preciso urgentemente de palavras que estejam presentes nas famílias e que possam simbolizar o acolhimento familiar e o cuidado de pais cuidadosos e filhos agradecidos. De maridos e esposas que se amam e se completam a cada dia. Palavras de honra e respeito ao casamento e a responsabilidade familiar. Palavras de respeito aos idosos e acolhida aos que vivem de forma alternativa ou que são vítimas de exclusões por limitações de qualquer natureza.

  •     Preciso de palavras que demonstrem na prática tudo aquilo que existe de bom dentro do ser humano e que motive a cada um para ações transformadoras que são possíveis a todos que tem fé, convicção e responsabilidades com seus semelhantes. Palavras que possam lavar as indiferenças, purgar os egoísmos, diminuir os egocentrismos, sublimar a bondade, enaltecer a solidariedade, coroar a compaixão, emoldurar o acolhimento, abrir espaço para a convivência sadia, iluminar o perdão, propagandear a humildade, colocar lá no alto a esperança.

        Preciso de palavras pois quero construir uma árvore de vida neste Natal e colocar nas avenidas da minha existência para que eu possa me inspirar a ser uma pessoa melhor neste Natal. Quero me transformar em algo mais digno da minha própria existência. Quero passar por este Natal assim, com esta disponibilidade para ser um humano mais otimista e emprestar minha existência na construção de um mundo melhor. Quero começar pela minha própria cabeça, que é o mundo que eu tenho acesso imediato e real.

    Alguém pode me ajudar?

  • Pastor Alcione Eidam – Capelão