Apresentação

  • A Escola

    A Escola Martinho Lutero iniciou seu trabalho em 1985

    A Escola Martinho Lutero foi criada em 6 de março de 1985 e é mantida pela Comunidade Evangélica Luterana São Mateus, que tem como proposta uma linha educacional baseada nos princípios que formam a Filosofia Cristã Luterana de Educação.

    Esses princípios surgiram após a divisão da Igreja  que aconteceu  no século XVI, quando Martinho Lutero, monge alemão, encabeçou o estudo da situação moral e intelectual da própria igreja, propondo uma volta às Escrituras Sagradas, à Bíblia.

    Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483 e faleceu em 18 de fevereiro de 1546, dedicando toda a sua vida ao estudo e à divulgação da Palavra de Deus.

    A proposta pedagógica luterana é de uma educação para a liberdade, motivando os seres humanos a construírem uma sociedade caracterizada pela justiça e pela solidariedade. A educação cristã forma o ser humano que conhece as coisas, reconhece a ação de Deus no mundo e conduz com prudência a própria vida, na sociedade e na família.

  • Ações da Escola

    • Incorporar as tecnologias do mercado na aprendizagem e assegurar que novas e emergentes tecnologias sejam incorporadas nos programas escolares.

    • Respeitar as capacidades de aprender de todos os estudantes através de práticas ativas de aprendizagens: projetos com a participação dos alunos, aprendizagem cooperativa, saídas de estudo e experimentação.

    • Aperfeiçoar o desenvolvimento profissional de professores e administradores buscando fora  e dentro da própria escola.

    • Atingir os objetivos que esperam da instituição como escola e esclarecer o que é esperado dos estudantes na escola e na sociedade.
    • Aumentar o envolvimento dos pais e da comunidade na escola, buscando o comprometimento de todos com a aprendizagem do estudante.

  • Filosofia da Escola Martinho Lutero

    A Escola Martinho Lutero é uma instituição que forma pessoas que tenham esperança, fruto da fé cristã e do conhecimento da Palavra de Deus, valorizando a vida e construindo cidadãos que sejam agentes de mudança na tarefa de amar e libertar seus semelhantes, para que a sociedade seja construída por seres humanos livres e solidários.

  • Filosofia Luterana de Educação

  • A educação cristã tem como principal enfoque o ser humano e sua relação consigo mesmo, com o próximo, com o mundo e com Deus. Educamos quando fazemos um esforço sistemático para promover esse relacionamento e desenvolver a perspectiva, as convicções, os valores e a conduta cristã do educando.
    A Bíblia é a única portadora da verdade salvadora de Deus em Jesus Cristo, revelada ao homem pelo poder do Espírito Santo, que atua pela palavra de Deus e através dos sacramentos do Batismo e da Santa Ceia. Dessa forma se estabelece o projeto fundamental de Deus em relação ao ser humano, que é a vida, a vida com liberdade real, que só alcançamos quando temos o senhor correto e deixamos Deus ser Deus.
    O cristão reconhece que o ser humano recebe a vida por criação de Deus, mas que esta vida é desgastada por uma natureza que se opõe a Deus e conduz a morte. Porém, o ser humano tem o mais alto valor, porque foi redimido e amado por Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador do mundo. Pela Fé em Cristo, o Espírito Santo cria e sustenta uma nova natureza, uma vida que atua com a nova vontade e amor no mundo, que atravessa a morte, e que atinge a eternidade bendita com Deus.
    O papel do ensino cristão é o de repassar ao educando este autêntico valor da vida, comunicando-lhe o evangelho de Cristo para fazê-lo crescer na fé e na liberdade para amar, em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e na sua ação psicomotora.

  • O educador cristão considera a vida como a dádiva suprema, e a lei de Deus como princípio invariável que conduz ao reconhecimento da necessidade de transformação e constante aprimoramento. Reconhece ainda nas diferentes ordens sociais criadas por Deus – a família, o casamento, a educação, a economia, a sociedade, o Estado, a comunidade religiosa e outras, com leis variáveis, que permitem e promovem o convívio das pessoas em sociedade.
    O professor cristão assume uma posição de elevada responsabilidade ao desenvolver suas potencialidades e colocá-las a serviço do ensino na escola confessional. Procura, por sua vez, orientar o educando, seus familiares e a comunidade social, para a realização plena de sua vida social, emotiva, física, intelectual, profissional e religiosa. Nesse sentido, os pais e educadores investem em conjunto os recursos fornecidos pela comunidade social, política, econômica e religiosa, energias e bens materiais na educação, como resposta ao amor de Deus por vidas que não têm preço.
    (Texto adaptado da Associação Nacional das Escolas Luteranas – ANEL – 1986)

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