Escola Musical

  • Público – alvo: Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

    Professora Orientadora: Prof. Chirle Eidam

    Descrição: promover na escola um espaço para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato da linguagem artístico-musical, oportunizando para o aluno vivências com práticas vocais, percussão corporal e movimentos rítmicos.

    escola-musica-4

  • A Escola Martinho Lutero se diferencia em Cachoeirinha por acreditar nas possibilidades de relações interpessoais que oportunizem e facilitem a construção do conhecimento intelectual e emocional nos diferentes contextos. Foi isto o que aconteceu com a música. A partir de um projeto de canto-coral que iniciou com alguns alunos da escola em 2009 e com a chegada da professora Chirle Fabrícia Wildner para dar sequência àquela atividade, a equipe diretiva vislumbrou a possibilidade da implementação da música e do seu ensino na instituição.

    Aristóteles (filósofo grego, 384-332 a.C.): “A música tem tanta relação com a formação do caráter, que é necessário ensiná-la às crianças.”  

    Marmontel (historiador e crítico francês, 1723-1799): “A música é, incontestavelmente, de todas as artes, aquela que reflete de uma maneira mais sensível, o grau de desenvolvimento de um povo.”

    Katsh e Merle-Fishman (1985): “A música pode bem ser um antídoto curativo e saudável para as tensões e desarmonias da modernidade”. (BRÉSCIA, 2003, p. 26,28)..

    Prática musical = sentimentos + raciocínio

    • Coral

      As aulas de canto-coral na escola pretendem estimular a vivência de práticas vocais que beneficiam a formação da musicalidade tanto dos intérpretes quanto dos ouvintes. As aulas contemplam os cuidados com o corpo e a voz como o principal instrumento dessas práticas por meio de propostas com canções e jogos melódicos, rítmicos e percussivos dentro de um repertório musical variado. A harmonização entre as vozes, percussão corporal, movimentos rítmicos e cênicos, junto com os arranjos para instrumentos musicais são os maiores desafios projetados a cada novo ano para o grupo. Os estilos das canções perpassam culturas, povos e gerações que se encontram com a atualidade. Os temas que compõem o repertório conduzem desde a apreciação do que é simples, puro e belo, à reflexão sobre valores embasados na ética e na cidadania.

    • Martinho Lutero em Canto

      O projeto Martinho Lutero em Canto visa sensibilizar para a vivência musical no cotidiano da Escola Martinho Lutero, promovendo o contato dos alunos e da comunidade escolar com o fazer musical como arte, cultura, conhecimento e expressão.

    • Musicalização

      As aulas de musicalização envolvem as turmas da Educação Infantil às séries iniciais do Ensino Fundamental. Estas aulas acontecem no turno da tarde e integram o currículo da escola.

    • Oficina de Instrumentos

      As oficinas de instrumentos musicais acontecem no turno oposto ao turno de aula, onde os alunos podem se inscrever para o desenvolvimento das habilidades com teclado ou violão, instrumentos de percussão e práticas de conjunto.

  • A escola Martinho Lutero aguarda sua visita

    • Email

      martinho@martinholutero.com.br
      secretaria@martinholutero.com.br

    • Telefone

      51 3470 3942
      51 3471-2230

    • Horários

      De segunda à sexta-feira
      Manhã: Das 7h45 às 12h10
      Tarde: Das 13h10 às 17h30

    • Financeiro

      Fone: 51 3470 3942
      E-mail: financeiro@martinholutero.com.br