Ensino Médio
O Ensino Médio tem como meta principal desenvolver as áreas do conhecimento necessárias à preparação para exames de acesso à educação superior, mas com qualificação geral para a atividade intelectual independente e autônoma, requisito essencial para uma vida acadêmica. Desenvolver o exercício da cidadania e a capacidade de inserção no mercado de trabalho, permitindo a multifuncionalidade através do domínio das áreas do conhecimento e da condução dos processos de aprendizagem.
Novo Ensino Médio
- A partir de vários estudos realizados foi constatado que no Brasil existe um alto índice de abandono e desistência por parte dos estudantes do Ensino Médio, principalmente na rede pública;
- Neste sentido, desde 2014 estão sendo realizados estudos que tragam uma maior flexibilidade ao Ensino Médio, para que se torne mais atrativo aos alunos e se aproxime da sua realidade, portanto em 2017, foi elaborada a Lei 13.415 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trazendo assim a Reforma do Ensino Médio que definiu a ampliação da Carga Horária e uma maior flexibilização curricular;
- O primeiro objetivo é completar a formação integral do sujeito desenvolvendo as competências necessárias para que possa ser um membro atuante na sociedade, produzindo e inovando de modo responsável, preocupado com o meio em que está inserido e com o outro.
- Criar espaços inovadores de aprendizagem significativa, de interesse dos alunos e eficaz na sua formação;
- Esse processo começa pela organização Curricular que será dividida em duas Partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos, que será a parte mais flexível;
- Para viabilizar todas essas mudanças se fez necessário a Ampliação da Carga Horária de 800 para no mínimo 1000 horas anuais;
1. FORMAÇÃO GERAL BÁSICA – será organizado por Áreas do Conhecimento:
**Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física
**Matemática e suas Tecnologias: Matemática
**Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
**Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química
2. ITINERÁRIOS FORMATIVOS
– São o aprofundamento das áreas do Conhecimento e de acordo com a BNCC possuem
4 objetivos:
** Aprofundar e ampliar o que foi aprendido e colaborou para o desenvolvimento das competências gerais;
** Consolidar a formação integral do aluno e contribuir para a estrutura do seu Projeto de Vida;
** Desenvolver e promover a aplicação dos valores universais ao participar de ações reais no meio em que o aluno está inserido;
** Ajudar os alunos a ampliarem sua visão de mundo e de participação no espaço que ocupam;
Para compor os Itinerários Formativos a escola deverá se basear nos eixos estruturantes:
• Investigação Científica
• Processos criativos
• Empreendedorismo
• Mediação e Intervenção Sociocultural;
Dentro dos Itinerários Formativos temos o Projeto de Vida que visa incentivar o protagonismo e a autonomia do aluno nas escolhas, através do autoconhecimento, estimulando os estudantes a refletirem com profundidade sobre a sua identidade e o seu papel na sociedade.
Na escola Martinho Lutero estamos ansiosos para colocar tudo isso em prática, pois a nossa proposta foi construída junto com os nosso alunos e por isso acreditamos que essas mudanças trarão grande crescimento para todos.