Escola Tecnológica

Projeto: Automação Júnior

Professores orientadores:  Julio Machado e Rodrigo Cima.

Público – alvo: Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Descrição: o principal objetivo, é promover o estudo de conceitos multidisciplinares como física, matemática, mecânica, eletrônica e informática, entre outros, num ambiente altamente criativo e divertido e propiciar ao estudante um trabalho, prático, dinâmico, interativo e cooperativo. Desenvolver e executar projetos de controle e automação, utilizando materiais recicláveis para a construção de projetos simples.

A Escola Martinho Lutero oferece um ambiente de construção de projetos científicos e tecnológicos para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

O principal objetivo, é promover o estudo de conceitos multidisciplinares como física, matemática, mecânica, eletrônica e informática, entre outros, num ambiente altamente criativo e divertido. Diante disso, esta proposta apresenta os seguintes objetivos.

O objetivo é desenvolver a formação da competência do estudante para a construção do conhecimento científico e tecnológico.

Outros objetivos são:

  • Propiciar ao estudante um trabalho, prático, dinâmico, interativo, cooperativo entre os alunos e, também, com o professor orientador;
  • Proporcionar aos alunos um caminho potencial para as carreiras científicas e de tecnologia; Desenvolver habilidades de raciocínio lógico;
  • Desenvolver um trabalho de reciclagem com atitude ambientalmente correta;
  • Ter conhecimento básico sobre eletrônica;
  • Elaborar algoritmos de programação;
  • Desenvolver e executar projetos de controle e automação;
  • Utilizar materiais recicláveis para a construção de projetos simples;
  • Conectar os conteúdos de Física, Química, Biologia e Matemática na construção dos projetos;
  • Competências e habilidades gerais focadas nesta proposta educacional;
  • Apreciar e valorizar o conhecimento tecnológico;
  • Desenvolver uma curiosidade sobre como funcionam as tecnologias;
  • Planejar, desenvolver e executar projetos;
  • Aprender a questionar, a elaborar, a inovar na teoria e na prática;
  • Criar e imaginar novas ideias;
  • Formular hipóteses e resolver problemas;
  • Tomar decisões, investigar e assumir riscos;
  • Trabalhar cooperativa e solidariamente; Comunicar ideias (ler, escrever e falar);
  • Dominar outras línguas;
  • Usar o computador (diferentes programas, internet, e-mail);
  • Desenvolver projetos em equipe (trabalho em grupo);
  • Aceitar desafios (superação);
  • e Fazer uso correto dos materiais utilizados