Escola Tecnológica
Projeto: Automação Júnior
Professores orientadores: Julio Machado e Rodrigo Cima.
Público – alvo: Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Descrição: o principal objetivo, é promover o estudo de conceitos multidisciplinares como física, matemática, mecânica, eletrônica e informática, entre outros, num ambiente altamente criativo e divertido e propiciar ao estudante um trabalho, prático, dinâmico, interativo e cooperativo. Desenvolver e executar projetos de controle e automação, utilizando materiais recicláveis para a construção de projetos simples.
A Escola Martinho Lutero oferece um ambiente de construção de projetos científicos e tecnológicos para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.
O principal objetivo, é promover o estudo de conceitos multidisciplinares como física, matemática, mecânica, eletrônica e informática, entre outros, num ambiente altamente criativo e divertido. Diante disso, esta proposta apresenta os seguintes objetivos.
O objetivo é desenvolver a formação da competência do estudante para a construção do conhecimento científico e tecnológico.
Outros objetivos são:
- Propiciar ao estudante um trabalho, prático, dinâmico, interativo, cooperativo entre os alunos e, também, com o professor orientador;
- Proporcionar aos alunos um caminho potencial para as carreiras científicas e de tecnologia; Desenvolver habilidades de raciocínio lógico;
- Desenvolver um trabalho de reciclagem com atitude ambientalmente correta;
- Ter conhecimento básico sobre eletrônica;
- Elaborar algoritmos de programação;
- Desenvolver e executar projetos de controle e automação;
- Utilizar materiais recicláveis para a construção de projetos simples;
- Conectar os conteúdos de Física, Química, Biologia e Matemática na construção dos projetos;
- Competências e habilidades gerais focadas nesta proposta educacional;
- Apreciar e valorizar o conhecimento tecnológico;
- Desenvolver uma curiosidade sobre como funcionam as tecnologias;
- Planejar, desenvolver e executar projetos;
- Aprender a questionar, a elaborar, a inovar na teoria e na prática;
- Criar e imaginar novas ideias;
- Formular hipóteses e resolver problemas;
- Tomar decisões, investigar e assumir riscos;
- Trabalhar cooperativa e solidariamente; Comunicar ideias (ler, escrever e falar);
- Dominar outras línguas;
- Usar o computador (diferentes programas, internet, e-mail);
- Desenvolver projetos em equipe (trabalho em grupo);
- Aceitar desafios (superação);
- e Fazer uso correto dos materiais utilizados