Palavra do Pastor

Dia das Mães 2023

Os apelos comerciais denunciam que estamos diante de uma data importante. O estímulo ao consumo, que normalmente marca todas as datas especiais, novamente se faz perceber. Vem aí o Dia das Mães. Celulares e tabletes estão em alta, também vemos aqueles apelos mais domésticos como acessórios de cozinha. Os perfumes e cosméticos disputam palmo a palmo. No entanto, existem aquelas empresas que apostam no valor dos sentimentos e emoções. A criatividade é livre. Nós nos lembramos das mães que têm um caminho a ensinar, especialmente àqueles que estão no caminho e que andam com seus filhos. Lembremo-nos daquelas que exercem com consciência sua maternidade e se fazem protagonistas de uma caminhada conjunta com seus filhos e filhas.
“Andar” no caminho é um pouco diferente do que “ensinar” um caminho. Para “ensinar”, podemos adotar uma proposta que seja interessante, ou que esteja em alta, ou que estão apresentando como alternativa moderna. Pode ter a ver conosco e nossas crenças, ou nada a ver, mas é atual. Uma mãe pode desejar apenas estar atualizada, ou pode desejar ser assertiva e verdadeiramente interessada em uma educação firmada em valores de crédito real e que faça sentido nas relações constituídas na sua família. “Andar” com seus filhos no caminho, poderá ter um impacto muito mais relevante e significativo. Diziam os antigos que “as palavras convencem, mas os exemplos arrastam.”
Uma mãe pode desejar ser uma referência de valor para sua família, para isso ela pode firmar-se nos valores de fé, esperança e amor, que são os valores dos cristãos e que atendem a todas as necessidades e circunstância relacionais desde os tempos mais remotos até a atualidade. Nada mais atual do que esses valores para construir uma relação significativa com seus filhos. Uma mãe que tem sua vida regida por valores cristãos também conta com a bênção e proteção divina para si e para os seus filhos e filhas. Essa poderá ser a diferença entre um exercício de maternidade de sucesso e um exercício de maternidade frustrado por conta das dificuldades naturais presentes nas relações familiares.
Queridas mães, façam dos caminhos do Senhor os seus caminhos, andem neles e convidem seus filhos a trilharem com vocês. Tornem-se exemplos pelo seu modo de agir. Antes de dizer aos seus filhos por onde andar, caminhem com eles. O possível resultado dessa caminhada será uma vida de harmonia, entendimento, alegrias e realizações, então, você terá um “feliz dia das mães”. Os outros dias serão de felicidade também, com certeza.
No seu dia, abraçamos você e sua família!

Pastor Alcione Eidam – capelania.